>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Após um apelo emocionante, a moradora de Palmas Wesliane Carvalho passou por cirurgia para salvar os gêmeos que estavam se desenvolvendo na mesma placenta. Ela está grávida de cinco meses e chegou a fazer uma campanha para arrecadar R$ 50 mil e, assim fazer a operação. Médicos, após saberem da história, se juntaram para fazer o procedimento.
A cirurgia foi realizada na última sexta-feira (16), em um hospital particular de Palmas. O médico Fábio Morais, especialista em medicina fetal, explicou que o médico de São Paulo Maurício Saito decidiu fazer a cirurgia e outros profissionais do Tocantins se juntaram para compor a equipe.
“Doutor Maurício se ofereceu para fazer a cirurgia aqui em Palmas e só iria cobrar dela a passagem e o aluguel do laser, que é terceirizado. Ele só precisaria de uma equipe de apoio porque essa equipe é feita com mais médicos especialistas em medicina fetal e a gente entrou junto para fazer a cirurgia, conseguimos a estrutura do hospital, o material, tudo o que precisa para fazer”.
Fábio explicou que a paciente e os bebês estão evoluindo bem. Os irmãos, unidos pela mesma placenta, precisaram ser separados durante a formação. Isso porque os dois poderiam morrer dentro da barriga se a cirurgia não fosse realizada.
“O procedimento é feito por fetoscopia, como se fosse uma cirurgia por vídeo. Entra com uma cânula em torno de 5 milímetros na barriguinha da gestante, geralmente na bolsa das águas do bebê maior, e com um laser vai cauterizando os vasos que ligam um bebê ao outro”, explicou o médico.
Na semana passada, desesperada com a situação, Wesleane pediu ajuda. “Eu peço a todos que estão vendo essa reportagem, que estão vendo minhas postagens, que possam me ajudar, que possam contribuir, não importa o valor o tanto que vocês puderem. Isso vai somar e vai fazer uma diferença muito grande na minha vida e na vida dos nossos bebês”, disse a mãe.
Por G1