>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Tem inicio nesta quarta-feira (25) em Porto Nacional , um ciclo de reuniões com o objetivo de ampliar as ações de Polícia Comunitária no município. Segundo a Polícia Militar, essa expansão se daria por meio da implantação das Redes Comunitárias de Segurança (RCS). As reuniões acontecem no auditório da Acisa-PN e nesta quinta-feira ( 26), às 19 horas, a encontro será com os comerciantes.
Conforme informações da PM, na cidade já existe algumas ações comunitárias sendo desenvolvidas, dentre elas o Conselho Comunitário de Segurança. As RCS seriam então, mais uma ferramenta para proporcionar mais segurança a população e reduzir os índices de criminalidade.
Para o comandante do batalhão da PM cidade, tenente-coronel Jerry Adriane de Araújo Godinho, a parceria entre a polícia e a comunidade contribui para aperfeiçoar a prestação de serviço ao município e consequentemente amenizar os problemas de segurança que afligem a comunidade.
Redes Comunitárias de Segurança
As RCS surgiram como estratégia de Polícia Comunitária que visa à interação da PM com outros segmentos da sociedade, como órgãos públicos, entidades religiosas, comerciantes, unidades de ensino e demais membros da comunidade.
Os serviços oferecidos através das RCS seriam as visitas cidadãs, realizada pelos policiais militares em locais como casa, comércio e igreja; visitas solidárias, essa ocorre após a vítima se envolver em uma ocorrência. Outro destaque são os monitoramentos que podem ser feitos pelas viaturas em área de risco e vulnerabilidade, como também pela comunidade através de grupos nas redes sociais.
Para a PM, a participação da sociedade nas RCS é primordial para o andamento do projeto, sendo assim é disponibilizado cursos para capacitar cada uma das pessoas interessadas em participar ativamente da segurança local.
Os cursos oferecidos são de Redes Comunitárias Protegidas (RCP), Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS), Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência voltado aos pais (Proerd-pais) e Segurança Comunitária Escolar.
Foto: Divulgação