Aluna de escola pública de Palmas está na seletiva para Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Com o bom desempenho na primeira etapa, a  aluna Brenda Cassago de Assis, que cursa a 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, disputará no dia 23 de outubro a próxima fase das seletivas da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA).

Alternando a rotina de estudos entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a IOAA, Brenda se diz animada participar da Olimpíada. “Fiquei muito surpresa com o resultado, estou reforçando os estudos para participar da segunda fase da competição. Nunca tinha visto ninguém participar de uma olimpíada internacional, para mim, chegar até aqui é muito gratificante”, destacou.

Inscrever a aluna na competição foi uma ideia do professor de Física da Escola, Michel Monteiro Matos. “Acho muito importante apresentar para os alunos novos panoramas que envolvam a disciplina, para que eles se interessem pela vida acadêmica. Percebi que a Brenda tinha potencial para participar da prova”, comentou o professor. No total, seis alunos da Escola haviam sidos inscritos na competição.

Brenda ressalta ainda a importância do professor no processo. “Se não fosse o incentivo do professor Michel eu não teria participado da olimpíada. Ele foi decisivo no meu desempenho e dos meus colegas”, afirmou.

De acordo com o regulamento da competição, os participantes classificados na primeira fase farão um pequeno simulado e três provas on-line entre outubro e dezembro. Após a terceira prova on-line, serão selecionados cerca de 150 alunos com as maiores médias nas provas para fazerem, em março, uma prova presencial. Dos candidatos, cerca de 20 alunos serão classificados para receber treinamento intensivo a distância.

Ao final dessas etapas, serão selecionadas duas equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *