>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (29) o Alerta Laranja, em grau de severidade perigo, em relação a baixa umidade do ar para Porto Nacional e mais 53 cidades tocantinenses. A temperatura máxima pode chegar a 40º, e o aviso engloba a área do Jalapão e as regiões sudeste, sul, oeste e centro do estado.
Na área de Alerta Laranja, a umidade relativa do ar pode ficar entre 20% e 12%, sendo que o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%. O Inmet também alerta para o aumento dos riscos de incêndio florestais e à saúde.
As recomendações são beber bastante líquido, as atividades físicas não são recomendadas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.
As cidades em estado de alerta laranja são: Porto Nacional, Aliança Do Tocantins, Almas, Alvorada, Aparecida Do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho De Nazaré, Cariri Do Tocantins, Chapada Da Natividade, Chapada De Areia, Conceição Do Tocantins, Cristalândia, Crixás Do Tocantins, Dianópolis, Divinópolis Do Tocantins, Dois Irmãos Do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso Do Araguaia, Fátima, Gurupi, Ipueiras, Lagoa Da Confusão, Lagoa Do Tocantins, Lajeado, Marianópolis Do Tocantins, Mateiros, Miracema Do Tocantins, Monte Do Carmo, Monte Santo Do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Oliveira De Fátima, Palmas, Paranã, Paraíso Do Tocantins, Peixe, Pindorama Do Tocantins, Pium, Ponte Alta Do Tocantins, Porto Alegre Do Tocantins, Pugmil, Rio Sono, Sandolândia, Santa Rita Do Tocantins, Santa Rosa Do Tocantins, Santa Tereza Do Tocantins, Silvanópolis, Sucupira, São Salvador Do Tocantins, São Valério, Tocantínia, Abreulândia.
Riscos à saúde
Entre os principais riscos à saúde, decorrentes da baixa umidade relativa do ar, estão o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando as pessoas mais vulneráveis a crises alérgicas e a infecções virais e bacterianas; aparecimento de problemas e/ou irritações oculares; sangramento nasal; ressecamento da pele; dor de cabeça; garganta seca e irritada; sensação de areia nos olhos; e cansaço.
Riscos ambientais
No âmbito do meio ambiente e dos recursos naturais, a baixa umidade do ar dificulta a dispersão de gases poluentes, agravando a situação. Já o tempo seco e vento facilita a propagação de incêndios e em paralelo, amplia a dificuldade de promover seu controle e combate.
Imagem: Digulgação