>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) revelou que a droga mais consumida no Tocantins é o álcool. Em segundo lugar aparece o uso de medicamentos e em terceiro o cigarro. Os dados foram coletados e computados nos últimos quatro anos e buscava traçar o perfil socioeconômico dos usuários de álcool e outras drogas no estado.
O relatório final dessa pesquisa foi apresentado pela insitução, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça e ao Ministério do Desenvolvimento Social, durante a abertura do Congresso de Políticas sobre Drogas na Contemporaneidade, realizada nesta quinta-feira (23), no auditório do Tribunal de Justiça.
Com consultas a domicílio em 69 municípios tocantinenses, todos com mais de 5 mil habitantes, a pesquisa foi coordenada e executada pela Unitins, sendo contratada pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju). Ao todo foram entrevistadas 12 mil pessoas mais 136 representantes de instituições pesquisadas, como Secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Segurança Pública. Para a coleta dos dados foram definidas oito microrregiões e o relatório apresenta dados de cada uma.
O relatório final foi apresentado aos mais de 500 inscritos do Congresso no auditório da Escola Superior de Magistratura do Tocantins (Esmat) pela coordenadora da pesquisa, Alessandra Ruita, que destacou o empenho da Universidade para realizar o levantamento da forma mais eficiente possível, inclusive com treinamento aos agentes de saúde para que não influenciassem as respostas dos participantes.
O relatório completo pode ser acessado neste link
Foto: Loise Maria