Agrotóxicos são encontrados pela PRF escondidos por baixo de 12 toneladas de arroz em caminhão na BR-153

Carga tinha como destino o Maranhão e foi apreendida, durante fiscalização em Gurupi, no sul do Tocantins. Transporte de alimento junto com agrotóxicos é proibido tendo em vista o risco de contaminação.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Policiais rodoviários federais encontraram 365 kg de agrotóxicos escondidos por baixo de 12 toneladas de arroz, em um caminhão. O transporte de alimento junto com produtos químicos é proibido. O flagrante foi realizado neste domingo (8), na BR-153, em Gurupi, no sul do estado.

Segundo a corporação, o veículo foi abordado quando a equipe realizava uma ronda e percebeu que os materiais excediam os limites laterais do caminhão, o que é proibido pela legislação em razão dos riscos do derramamento da carga.

Questionado, o motorista apresentou documentos fiscais que indicavam o transporte de pneus, arroz, madeira e implementos agrícolas. Mas ao abrir a lona do veículo, a equipe da PRF identificou vários pneus sendo transportados, sendo que 239 estavam declarados em notas.

Parte do produto apresentava indícios de importação ilegal, nos termos da legislação nacional. Durante a vistoria, a equipe também identificou alguns sacos com arroz em casca logo abaixo dos pneus. Quando a equipe removeu a carga, encontrou várias caixas de agrotóxicos escondidas.

A suspeita é que os produtos químicos possam ser resultado de atividades ilícitas em razão da ausência de documentação fiscal e por estarem escondidos em meio à carga.

O condutor contou aos agentes rodoviários que acompanhou o carregamento de todos os produtos e que tinha esquecido que havia carregado os agrotóxicos. Alegou que toda a carga tinha como destino o Maranhão e que o arroz e os agrotóxicos seriam enviados à mesma pessoa.

O condutor foi autuado por transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal; contrabando; produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica, além de crime contra as relações de consumo.

A ocorrência foi encaminhada para Polícia Civil; Agência de Defesa Agropecuária; Vigilância Sanitária; Ministério da Agricultura; Receita Estadual e Receita Federal e Ministério Público do Tocantins. O caminhão e as cargas foram apreendidos.