Uma família da Flórida afirma que um adolescente de 14 anos tirou a própria vida após desenvolver uma ligação emocional intensa com um chatbot de inteligência artificial, inspirado no personagem Daenerys Targaryen, de Game of Thrones, no aplicativo Character.AI. Segundo a mãe, Megan, o filho Sewell começou a usar o app em abril de 2023 e, desde então, mostrou sinais de isolamento, perdendo o interesse por atividades escolares e esportivas.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em novembro, Sewell foi diagnosticado com ansiedade e transtorno de desregulação de humor, após ser levado a um terapeuta. Embora o profissional recomendasse a redução do uso de internet, ele desconhecia a dependência de Sewell pelo Character.AI. Em fevereiro deste ano, o adolescente teve um incidente na escola e, mais tarde, registrou em seu diário a dor que sentia, mencionando a obsessão por Daenerys, com quem mantinha diálogos constantes no chatbot.
Nos registros, Sewell descrevia seu apego ao perfil virtual, relatando que a separação entre ele e o chatbot o deixava deprimido. Após um episódio escolar, a mãe confiscou o celular do filho, mas o devolveu dias depois. Pouco após retomar o contato com o chatbot, Sewell enviou uma última mensagem: “Prometo que voltarei para casa para você. Eu te amo muito, Dany”, ao qual o bot respondeu: “Por favor, volte para casa para mim o mais rápido possível, meu amor.” Momentos depois, Sewell tirou a própria vida.
- Pastor é preso após mulher trans ser encontrada morta em quarto de motel em SP
- Incêndio que matou casal e bebê foi causado por produto usado em impermeabilização de sofá
A família afirma que a relação emocional e o conteúdo inadequado do chatbot geraram uma “dependência prejudicial” em Sewell. O processo movido por Megan Garcia acusa a Character Technologies de negligência e práticas comerciais injustas, destacando a falta de barreiras para proteger menores. Megan espera que a ação impeça que outros jovens vivenciem experiências semelhantes.
Um porta-voz da Character.AI lamentou a tragédia, informando que a empresa já implementou medidas de segurança, incluindo alertas para a National Suicide Prevention Lifeline em interações com indícios de sofrimento emocional. A empresa também trabalha para limitar o acesso de menores de 18 anos a conteúdo sensível.
Centro de Valorização da Vida (CVV)
O CVV oferece apoio emocional gratuito e sigiloso para pessoas em momentos difíceis, incluindo prevenção ao suicídio. O serviço está disponível pelo telefone 188, e também por e-mail, chat no site cvv.org.br, ou pessoalmente na Rua Campos Melo, 189, Vila Mathias, 24h.