>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Uma média anual de 430 postes da rede de energia elétrica são atingidos em acidentes de trânsito no Tocantins. Os dados se referentes aos últimos três anos foi divulgado pela Energisa. Conforme a concessionária, em 2016 foram 441 postes derrubados e em 2017 foram 440, Ate novembro deste ano a empresa já registrou 408 postes atingidos.
Segundo a empresa, só nas últimas 24 horas, três postes foram derrubados em acidentes em palmas. O primeiro deles aconteceu na pista do antigo aeroporto, durante a madrugada. A frente do carro ficou completamente destruída com o impacto. O segundo acidente também aconteceu na pista do antigo aeroporto. Conforme a empresa responsável, não houve falta de fornecimento de energias nos dois casos.
Já o terceiro, O terceiro ocorreu na quadra 604 Sul, por volta das 14h30, numa avenida movimentada. O poste ficou pendurado e por pouco não caiu em cima do veículo. 16 clientes foram prejudicados e ficaram sem energia. A equipe trabalha na substituição do poste, a previsão é de que o serviço dure 3 horas e meia.
Segundo a concessionária, os postes derrubados em acidentes de trânsito tem tem acontecido tanto na área urbana quanto na área rural. As causas deste tipo de acidente podem ser causadas por vários fatores, dentre eles embriagues ao volante, imperícia dos condutores em locais de manobra, excesso de velocidade. Também causam danos aos postes as máquinas agrícolas com altura elevada durante execução de suas atividades e caminhões com cargas cuja altura é superior ao limite permitido.
A empresa informa que caso tenha cabo rompido devido a colisão, a vítima deste tipo de acidente deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, comunicando o Corpo de Bombeiros e a Energisa do acidente pelo 0800 721 3330. Para quem presencia o acidente, a orientação é mesma, entrar em contato com a distribuidora e jamais encostar nos cabos de energia.
Ainda segundo a empresa, o custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil, e deve ser pago pelo condutor responsável pela colisão com o poste de energia elétrica. Quando um transformador é afetado no acidente envolvendo poste, esse custo pode ultrapassar os R$ 10 mil.
Foto: Divulgação