Operação da PF mira suspeitos de fraudar certidão de nascimento para receber benefícios do INSS

Policiais federais cumpriram mandados de busca, prisão e apreensão estão sendo cumpridos em Araguaína (TO) e Imperatriz (MA).

A Polícia Federal está investigando possíveis crimes de estelionato contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com a corporação, há indícios de que os criminosos utilizavam certidões de nascimento e outros documentos previdenciários fraudados para cometer as irregularidades. Dois mandados de busca e apreensão e um de prisão foram compridos nas cidades de Araguaína (TO) e Imperatriz (MA).

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Os mandados, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína, fazem parte de uma operação batizada de “Ribaldo”, termo que se refere a alguém que age com fraude ou trapaça, características associadas ao crime de estelionato.

De acordo com a PF, o objetivo da investigação é identificar todos os envolvidos nas supostas fraudes, coletar provas e desarticular o grupo criminoso. Os suspeitos poderão ser indiciados por crimes como estelionato, falsificação de documento público e outras condutas que forem identificadas ao longo das investigações.

A operação busca combater práticas ilícitas que prejudicam o sistema previdenciário e garantir a responsabilização dos envolvidos. A PF reforça que as investigações continuam em andamento para apurar todas as conexões e detalhes do esquema criminoso.