O ex-deputado José Antônio Aires Cavalcante, conhecido como Totó Cavalcante, faleceu nesta quarta-feira (17) em Palmas, enquanto tratava um câncer. Pioneiro na luta pela criação do Tocantins, o ex-parlamentar constituinte será velado no Palácio do Araguaia a partir das 11h.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Durante sua carreira política, Totó foi deputado estadual em Goiás por oito anos consecutivos, de 1983 até 1991, foi deputado constituinte pelo Tocantins (em 1988 e 1989) e participou ativamente da construção da atual Constituição Estadual. No ano de 1994, foi eleito primeiro suplente do senador Carlos Patrocínio, chegando a assumir o mandato, de forma temporária, por seis meses.
Em reconhecimento à sua contribuição, o governador Wanderlei Barbosa decretou três dias de luto oficial.
“É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do pioneiro do nosso querido Tocantins, Totó Cavalcante. Ele foi um líder dedicado e comprometido com o desenvolvimento do Estado, deixando um legado significativo na política e na vida do nosso povo. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família e amigos de Totó Cavalcante”, declarou o governador.
Totó também teve um papel crucial na criação do estado do Tocantins, incluindo sua participação em uma greve de fome junto ao então deputado Siqueira Campos.
- Mulher tem corpo tomado pelas chamas após usar álcool pensando que era água e causar explosão em barraco de praia
- Mãe e filha morrem e uma outra pessoa fica ferida após carro capotar na TO-080
Natural de Corrente (PI), Totó Cavalcante desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas. Ele ainda fundou a Rádio Independência do Tocantins e foi presidente do Grêmio Literário do Colégio Estadual de Porto Nacional.
Em Goiás, foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Goiás e presidente da Casa do Estudante do Norte-Goiano, além de fundar e dirigir o Colégio Sena Aires, em Goiânia.