Indígena morre após sofrer descarga elétrica ao pegar em fiação exposta em acampamento na Ilha do Bananal

O caso aconteceu durante uma pescaria próximo a aldeia Canuanã.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um indígena da etnia Javaé morreu eletrocutado na aldeia Canuanã, na Ilha do Bananal, na manhã deste sábado (19). Ele é conhecido na região como Mazinho. Segundo o cacique José Tehybi Javaé, a vítima, ele e um amigo foram pescar em um rio próximo da aldeia quanto tudo aconteceu.

De acordo com o cacique, no local, eles armaram uma rede e para dar melhor sustentação, Mazinho resolveu amarrar em um fio de energia, do acampamento local, imaginando que não teria energia.“Lá nós armamos uma rede, aí andamos um pouco até um acampamento e o perigoso aconteceu. O pessoal [que acampa no local] coloca fio de energia, aí poderia ter tirado, mas deixou lá na beira do rio neste tempo [período chuvoso]. Devia desligar ou tirar para fora. Mas deixou ligado na energia”, relatou.

“Aí paramos lá pensando que não teria energia para armar a rede. Amarramos, aí chegou em um canto ele [Mazinho] disse: “Vou amarrar bem aqui neste fio”. Ainda perguntei: “Será que não dá choque? ” Ele falou: “Acho que não”. Demorou um pouco só ouvi os gritos e pulei, e falei para o Manoel que deu choque, e quando peguei nele senti também”.

O cacique disse ainda que eles puxaram a vítima com o ajuda de dois rapazes que passaram pelo local e levaram Mazinho para atendimento, mas ele não resistiu. O Instituto Médico Legal de Gurupi (IML) foi chamado para buscar o corpo do indígena.